O que a Prisão de Alcatraz tem a ver com a nossa vida?
- Giulianna Ruiz
- 14 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

A prisão de Alcatraz hoje é um ponto turístico, em uma ilha isolada no meio do Oceano, há 2,5km de San Francisco, na Califórnia. Ela funcionou como uma prisão de segurança máxima, por aproximadamente 30 anos, e lá, estavam os presos mais perigosos dos Estados Unidos. Um deles diz que “quando você quebra uma lei, vai para a prisão, e quando não se comporta bem dentro da prisão, vai para Alcatraz!”
E se eu te disser que essa prisão não existe apenas lá, mas também dentro de nós?
É angustiante pensar nisso, não é mesmo? Mas vamos lá, porque olhar para algumas coisas, pode ser LIBERTADOR!
Eu fiz esse passeio e posso dizer que fiquei CHOCADA!
A estrutura do passeio é MARAVILHOSA, como todos os passeios turísticos que fiz nos Estados Unidos, mas a história e o ambiente, são bem tristes… A prisão tinha a função clara e escancarada de PUNIR quem estivesse lá, como as prisões fazem até hoje. E talvez, não sejam as únicas. Ser preso é sempre um castigo, lá ou aqui! Inclusive, para nós que vivemos livres, mas muitas vezes criamos prisões internas.
Assim como a proposta de Alcatraz, a nossa mente é capaz de nos colocar numa prisão, nos dar castigos e nos isolar de tudo o que podemos viver, criar e desenvolver. Mas, é sempre uma escolha!
Digo isso porque, mesmo dentro de uma prisão de segurança máxima, alguns presos conseguiram planejar e colocar em ação algumas fugas. Uma delas, até virou filme!
Eu achei incrível perceber a CAPACIDADE que temos, mesmo diante do caos, de criar mecanismos para nos libertarmos!
Na historia de Alcatraz, soube que alguns presos usaram recursos da própria prisão para se verem livres das grades: papel higiênico, tintas que recebiam em momentos de criação, restos de cabelos cortados na barbearia foram o suficiente para que criassem bonecos idênticos aos próprios presos para que os guardas não sentissem a sua falta durante a fuga, ou enquanto estavam executando seus planos. E uma COLHER DE SOPA para que pudessem abrir um túnel para fugirem.
Mais um vez tive a prova de que temos um potencial infinito dentro de nós. E são eles que nos levam a lugares extraordinários.
A verdade é que já temos tudo o que precisamos! E é com isso que criamos a vida que queremos viver. Mas percebo que muitas vezes ficamos ESPERANDO que as coisas aconteçam de uma maneira um tanto quanto mágica, que as coisas venham prontas, e deixamos de usar o nosso potencial de criação e ação, com a sensação de que os nossos sonhos são impossíveis.
Essa experiência de ver e ouvir a historia de Alcatraz, por exemplo, poderia ter me feito sentir apenas dor e fazer milhares de questionamentos, mas eu escolhi olhar para o lado criativo e magnífico que existe dentro de cada ser humano e dividir com você!
Agora, me conta aqui:
Você está escolhendo se manter presa dentro da sua própria prisão, ou tem buscado meios para criar a vida que você tanto diz querer viver?
Vamos juntas nos libertar?!
Giulianna Ruiz
Desenvolvimento Emocional para Mulheres
Atendimento Online
Brasil | Exterior
(11) 97441 4846
Agende já a sua sessão!








Comentários