Minha amiga vive uma relação tóxica/falida. O que eu faço?
- Giulianna Ruiz
- 23 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

O que fazer com a amiguinha que insiste naquela relação fadada ao fracasso? 😩😒
Dá uma vontade de pegar a amiga, irmã, mãe, tia, prima e tirar dali à força, né? Eu sei, eu também morro de vontade de fazer isso, mas aí eu lembro que não depende de mim e não está no meu controle... (In)felizmente 😅🤷🏻♀️
Pois é, temos os nossos limites como seres humanos e a vida do outro, é vida do outro, não é mesmo?!
Além disso, se você já passou por uma relação abusiva, sabe que não é tão simples assim sair dessa condição, principalmente se não tiver com uma boa autoestima e lidando com a dependência emocional. E isso é o mais comum de acontecer quando falamos sobre este tipo de relação.
Existem muitas questões emocionais e crenças que nos mantém, assim como também mantém outras pessoas em relações tóxicas/abusivas/falidas. Mas isso, deixo para outro post, se você quiser saber mais!
Agora, se você tem alguém aí pertinho de você e não sabe o que fazer, preste atenção e anote essas dicas:
🤲 Ame essa pessoa de maneira saudável, demonstrando aceitação e acolhimento, mesmo que você não concorde com sua escolha.
‼️ Lembre essa pessoa de suas qualidades e seus pontos fortes!
👯♀️ Deixe claro que ela pode confiar e contar com você.
🗣 Diga, com carinho, que você sente falta dela perto de você (pessoas que estão em relações desse tipo, costumam se afastar de amigos e familiares - principalmente por se sentirem criticadas)
📝 Compartilhe textos, conteúdos, livros sobre o tema com ela, simplesmente para que ela saiba, mesmo que não consiga tomar nenhuma decisão naquele momento.
🎯 Indique práticas de autocuidado e fortalecimento emocional, como a psicoterapia, por exemplo!
Se você for a pessoa que está em uma relação assim, pratique o mesmo - com você mesma.
E se você já ajudou uma amiga nessa situação, compartilha comigo aqui nos comentários o que fez, porque essa é uma das perguntas mais difíceis de responder e uma das situações mais difíceis de agir.
VAMOS JUNTAS! ❤️🚀








Comentários