top of page

Envelheci! E agora?

  • Foto do escritor: Giulianna Ruiz
    Giulianna Ruiz
  • 14 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Eu odiei essa onda de foto mais velha. Talvez, porque eu não queira ou tenha medo de envelhecer. E, pasmem: eu nunca tinha pensado nisso de maneira consciente! E você? O que tá achando da nova moda das redes sociais?


Resolvi entrar na onda por dois motivos: PRECISAMOS falar sobre envelhecimento na vida das mulheres e porque essa pode ser uma ótima oportunidade para eu olhar pra isso dentro de mim.


Pois é. Envelhecer assusta! Principalmente as mulheres. Sabe por que? Por conta da ditadura da beleza! Se repararmos, a mídia está o tempo todo nos impondo padrões de beleza que são inalcançáveis. Várias pessoas já revelaram que toda aquela perfeição em capa de revistas, por exemplo, são feitas no photoshop. Inclusive, recomendo que assistam o Documentário “Embrace”, disponível na Netflix, que não trata sobre envelhecimento, mas fala muito bem sobre a ditadura da beleza.


Ontem eu fui olhar o perfil de algumas famosas que também estão usando o tal filtro do envelhecimento e o da XUXA foi o que mais me chamou a atenção. Não pela foto, mas pela legenda, que diz: “gente, resolvi não fazer mais fotos com filtros…essa sou eu…pelo menos é assim que muita gente me vê.” Sabe por que? Porque em diversas fotos ela é atacada por sua idade e aparência física, mas… e toda a trajetória que ela fez na vida? Independente da sua popularidade, ela é um ser humano e tem milhares de características por trás da aparência. Características essas que formaram a sua historia. E com a gente também é assim!!!! A sensação que me dá, é que o nosso valor como mulher, está apenas atrelado à beleza física imposta pelos padrões sociais, que geram muito dinheiro para as indústrias da beleza, e nos coloca num lugar de vazio, de objeto, para satisfação alheia.


Muitas pessoas, por não aceitarem a velhice, fazem diversos procedimentos estéticos para disfarçar quem realmente são, e acabam se sentindo piores do que antes…


Ontem mesmo estive com uma mulher LINDA, que dizia que não podia fazer bico para a foto, porque a sua idade não permitia. Fico me perguntando como é que temos tanta vergonha de marcas que se formam em nós e que são marcas da vida que vivemos, inclusive dos nossos diversos sorrisos, das preocupações que nos trazem tantos aprendizados e dos desconfortos que nos impulsionam para a busca de uma vida melhor e com mais sentido para nós!


Quando negamos as nossas marcas, não negamos apenas a nossa idade… negamos também a nossa historia e a nossa condição de ser humano. E por pior que a sua historia seja, será possível viver uma vida completas e plena pela metade? Porque sim, marcas de expressão, rugas e flacidez, fazem parte da vida.


Agora, se isso realmente te preocupa, eu sugiro que cuide das suas emoções, para mudar o que você puder e aceitar o que não estiver ao seu alcance. E a dica extra é cuidar da sua alimentação, praticar exercícios AND usar filtro solar!


Vamos juntas!

Giulianna Ruiz

Desenvolvimento Emocional para Mulheres

Atendimento Online

Brasil | Exterior

(11) 97441 4846

 
 
 

Comentários


bottom of page