top of page

Dia mundial da Saúde Mental!

  • Foto do escritor: Giulianna Ruiz
    Giulianna Ruiz
  • 10 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

ree


Há quem acredite que a mente é separada do corpo e que só é preciso cuidar dela quando há algum distúrbio diagnosticado por algum médico.


A verdade é que a mente e o corpo influenciam-se diretamente, um no outro. Quando você despreza a sua saúde mental, o seu corpo GRITA!


E situações relacionadas à sua saúde física também interferem na sua saúde mental.


Até alguns anos atrás, as pessoas não se preocupavam tanto com a saúde mental. O foco era no corpo e os tratamentos paravam por ali. Hoje ainda há uma grande resistência da maioria das pessoas em procurar ajuda para melhorar a sua qualidade de vida.


O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado neste sábado, 10/10, e eu trouxe alguns pilares que podem te ajudar a cuidar disso!


  • Mexa-se! Praticar exercícios é um remédio natural para que você cuide da sua saúde física, mas também da saúde mental, já que hormônios do bem estar são liberados durante essa prática!


  • Alimente-se bem! Uma alimentação balanceada te proporciona os nutrientes necessários para que o seu corpo funcione da melhor forma possível. Um corpo que funciona bem, te dá disposição. É como um ciclo.

  • PARE! O tempo de descanso é necessário para o corpo e para a mente. Atualmente, somos impactados por estímulos a todo o tempo. São milhares de notícias, informações, cobranças, objetivos a serem alcançados, modelos a serem seguidos… é tanta coisa, que às vezes temos até uma estafa mental. E não só pelas informações e internet, mas por sempre acreditarmos que precisamos fazer mais e mais e mais. Então, pare! Respire. Inclusive, a respiração é ótima para diminuir a ansiedade e nos trazer de volta para o nosso centro. Medite e cuide também do seu sono. Não é saudável ter insônia, nem dormir em excesso.


  • RELACIONE-SE! Mas tenha relações saudáveis. As conexões são de extrema importância para a nossa saúde mental, qualidade de vida e uma vida com sentido. Escolha bem com quem você vai se relacionar, seja em casa, no trabalho, entre amigos e/ou relacionamentos amorosos. Assim como boas conexões contribuem para uma boa saúde mental, as conexões ruins, contribuem para o nosso adoecimento.


  • ACEITE! TODOS nós passamos por situações desafiadoras, sentimos um certo vazio, nos decepcionamos, temos que sair da zona de conforto em algum momento, querendo ou não. Somos seres humanos. Aceitar as mudanças e aprender a lidar com elas é necessário. Mas cuidado para não aceitar tudo e acabar ficando em situações adoeceras também.


  • Peça AJUDA! Assim como nós todos somos limitados em alguma área da vida, existem pessoas que podem nos ajudar. Inclusive, todos nós precisamos de ajuda em algum grau. Você não estaria lendo esse post se não tivesse tido a ajuda de uma pessoa que te ensinasse a ler, mexer na tecnologia, e até mesmo se alguém não criasse a tecnologia, os celulares, computadores e internet. Então, se estiver com dificuldade em lidar com algo, PEÇA ajuda! Isso não é fraqueza. Faz parte da vida!

  • Seja POSITIVA! Ser positiva não é ignorar o que está errado, o que te incomoda e gera sofrimento, mas reconhecer o que há de bom em cada situação e o que você pode aprender também. Pratique a gratidão!


  • SE conheça! O autoconhecimento é uma ferramenta maravilhosa para te aproximar de você e viver uma vida com mais sentido. Eu sempre indico a terapia, mas existem milhares de formas de autoconhecimento. Escrever, por exemplo, é uma ferramenta maravilhosa, você pode fazer a qualquer momento, só dependendo de você e tem um custo baixíssimo.


  • Tenha AUTORRESPONSABILIDADE: Saiba que você é a única pessoa responsável pela sua vida e pela sua felicidade. Não coloque isso nas mãos de ninguém e também não pegue essa responsabilidade da vida de alguém para você.


Essas são algumas dicas que podem te ajudar a manter uma boa saúde mental, mas existem muitas outras maneiras além dessas. Então, me conta: o que você faz para cuidar da sua saúde mental?


Ah! Deixar de olhar para isso, não faz com que as coisas não aconteçam e que você adoeça. Pelo contrário; quanto menos você cuida, mais doente você fica!


Só olhando para a realidade somos capazes de alterá-la.

Cuidar da mente é cuidar da vida!


 
 
 

Comentários


bottom of page