Desafio "A vida além do Amor": Saúde Física
- Giulianna Ruiz
- 14 de jul. de 2020
- 4 min de leitura

Dando continuidade ao nosso #Desafio, é claro que não poderia deixar de falar sobre a nossa saúde física!
A saúde física é essencial e até mesmo mais valorizada do que a nossa saúde emocional, culturalmente falando. É mais valorizada porque falamos de uma coisa concreta, de matéria, uma coisa que podemos olhar, tocar, cuidar e controlar. Quando você faz um machucado na pele, ou tem uma doença física, você consegue acompanhar o processo e isso faz com que a gente acredite e cuide com mais atenção das dessas questões.
Um engano é considerar ausência de doenças como saúde! Saúde é outraaaa coisa! Saúde é a prática de exercícios, uma alimentação saudável e balanceada, noites de sono bem dormidas... É você cuidar do seu corpo como ele merece e como PRECISA para ter um bom funcionamento. O nosso corpo é uma máquina! E uma máquina só funciona bem quando todas as peças estão em harmonia, estão conversando entre si e em sintonia para que cada peça atue de acordo com a sua funcionalidade.
Além disso, o nosso físico também é a nossa ferramenta, é o que nos permite alcançar e desenvolver muitos dos nossos objetivos. Não adianta nada você ir pra psicoterapia, fazer um processo de coaching, uma sessão de PNL e não colocar nada em prática. Já dizia um sábio por aí que "sonho sem ação é ilusão", então, como podemos realizar os nossos desejos se não agirmos? Como agiremos se não tivermos a nossa ferramenta física para isso?
E até agora estou falando apenas em saúde básica! Ainda temos outras questões físicas que influenciam totalmente as nossas emoções e a nossa saúde, de maneira geral, como por exemplo, os padrões de beleza que nos são impostos e que excluem pessoas que NASCERAM fora desse tal padrão! Quer dizer: se você não NASCE dentro do que é esperado, você já é automaticamente excluída?! Isso te soa absurdo? Porque pra mim, é como se fosse um grito agudo na porta do ouvido. Daqueles ensurdecedores!!! Inclusive porque fico pensando como é que alguém pode criar padrões sobre uma questão que foge totalmente do nosso controle? Como é que padrões que não influenciam absolutamente nada de maneira positiva na vida de alguém e no mundo, são criados? Afinal, a gente não escolhe COMO nasce, com que corpo, cabelo, cor, estrutura óssea a gente vai viver, certo? Então esse padrão também é uma ilusão. Uma injusta ilusão, inclusive! Por isso, nós PRECISAMOS aceitar cada parte de nós como são. Isso quer dizer que não devemos cuidar e melhorar coisas que achamos que podem ser melhores? É CLARO que podemos! Mas quando isso se torna o foco, alguma coisa aí dentro vai muito mal. Talvez você também esteja sendo injusta com você mesma e valorizando coisas que fogem ao seu controle. Talvez isso esteja influenciando as suas relações de maneira negativa e você pense que precisa de alguém para "acreditar" que é aceita e merece ser amada. De novo, voltamos ao lugar de colocar em foco o relacionamento. Isso quer dizer que muitas vezes o foco em relacionamento também pode estar sendo usado para provar algo que você não acredita merecer e que você mesma não se dá: amor!
Fora isso, temos a questão da sexualidade feminina, que AINDA é um tabu! A gente não se toca, não fomos estimuladas e até mesmo autorizadas a isso. Quando uma menina se toca, todos falam que não pode, que é sujo e feio. Depois, a mulher cresce com vergonha de menstruar, escondendo a menstruação, como se fosse um processo de outro mundo. E pra maioria das mulheres isso é um problemão mesmo, porque menstruam muito, sentem cólicas homéricas, tem alteração hormonal que dá vontade de matar um... E eu me pergunto se todo esse desconforto é porque a menstruação realmente é algo desconfortável mesmo ou se é porque a menstruação é um processo natural proibido... Vou deixar pra que você possa pensar sobre isso com você mesma!
Continuando o caminho da relação com o seu corpo, chegamos nas relações sexuais. Outro assunto proibido pra mulher, a não ser que seja pra satisfazer e/ou seduzir o parceiro, pra conquistar e segurar uma relação. Ainda tem mulheres que transam com seus maridos para que a relação não termine, mesmo sem sentir mais tesão - se é que um dia sentiu - por ele... Tem mulheres que se quer sabem o que é tesão. E tem as que acreditam que só é possível sentir esse tesão na companhia de alguém. Se, sabendo sobre um ponto específico de prazer no nosso corpo (o clitóris), ainda tem muitas mulheres que não sentem prazer sexual, você já pode imaginar que não sabemos nada sobre o nosso funcionamento, certo? Pois é... Acabo de chegar a conclusão que somos tão negligentes com a nossa saúde física quanto com a nossa saúde emocional/mental.
Nem preciso pontuar o que tudo isso tem a ver com o #DesafioAVidaAlémDoAmor, né?
Vou deixar tudo isso pra que você pense em como está cuidando do seu corpo e da sua saúde física e pra conversarmos mais sobre isso na próxima transmissão ao vivo (o que será apenas uma pincelada e já me faz pensar em outro desafio pra nós, mulheres!)
Seguimos!
Giulianna Ruiz
Psicologia e Coaching para mulheres
Atendimento Online (11)97441 4846
Faça parte da minha lista de transmissão e receba conteúdo no seu whatsapp clicando aqui








Comentários