Desafio "A vida além do amor": Família
- Giulianna Ruiz
- 14 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

Família é aquela outra área essencial da nossa vida. Impossível passar por essa vida, sem esbarrar nesse tema em algum momento. E é dessa área do Desafio que vamos falar no texto de hoje!
Em tempos de discussão e tentativa de definição do que é família, o significado que existe por trás disso, vale muito mais do que quem realmente a constitui.
Já vi muitas "famílias tradicionais" que causa mais traumas do que aquelas famílias que a gente olha e não entende nada sobre como ela foi construída. Do mesmo jeito que famílias mais tradicionais também podem ser funcionais e essas que a gente não entende nada, podem ser traumáticas.
A família tem uma grande influência em nossas vidas, na nossa história e em nosso desenvolvimento. É o primeiro contato que temos com o mundo e as nossas primeiras referências. Mas, ela não é a responsável pela vida que temos quando nos tornamos adultos. Depois que você cresce, os seus recursos te permitem buscar o caminho que você considera serem os melhores para você. Qualquer coisa além disso, é querer responsabilizar alguém pela condição da sua vida... Que, se você faz dentro da família, deve fazer também dentro das suas relações afetivas. E aí, a gente não fala mais sobre família, mas sobre a maneira como você se posiciona em sua vida.
Você pode definir a família como aquele aglomerado de gente estranha que "tem que se amar" porque é sangue do mesmo sangue, pode considerar os seus amigos como sua família, pode criar e fazer o possível pra sua família parecer aquela família linda e impecável que a gente vê nos comerciais de margarina (e que, falando sério, não enganam mais ninguém), pode criar a sua nova família e considerá-la como única, também pode escolher aprender a aceitar e amar a sua família exatamente como ela é, com todas as suas qualidades e limitações. A maneira como você irá olhar para isso, é uma escolha sua!
Tem gente que olha para a família como o seu bem mais precioso, tanto que abre mão da própria vida pra agradar os seus integrantes. Há outras, que não querem nem olhar, porque não conseguem lidar com as emoções que o núcleo provoca em si.
A verdade é que a família faz parte da sua história, e para você ter uma vida com mais sentido, você precisa honrar essa história, limpar mágoas, tristezas, decepções, diminuir expectativas e fazer as pazes com essas pessoas que fizeram e fazem o melhor que podem, mesmo que essa afirmação pareça um absurdo. Acredite: sempre existe uma intenção positiva por trás de cada ação. Isso não quer dizer que você precisa conviver com essa família, se isso for um problema pra você, mas pra você será libertador cuidar dessas feridas que hoje são suas e só limitam você a viver a sua vida de maneira completa.
Talvez, você viva atrás de um relacionamento acreditando que a relação amorosa é o foco principal da sua vida, porque, na realidade, você está tentando apagar um sentimento ruim que carrega dessa historia familiar, e entra nas relações tentando ressignificar esse sentimento que só pertence a você e que só será transformado quando você escolher que isso aconteça. Logo, cuidar das suas questões e da sua área família, influencia diretamente a maneira como você se relaciona afetivamente. Já pensou nisso?
Agora, conta pra mim: como é que você cuida da sua área familiar? Quem são as pessoas que você considera sua família? Como você faz pra cuidar dessa área que influencia todo o seu funcionamento e a sua vida?
Não se esqueça de usar a #DesafioAVidaAlemDoAmor caso for postar uma foto sua cuidando dessa área essencial da sua vida.
Seguimos,
Giulianna Ruiz
Desenvolvimento Emocional para Mulheres
Atendimento online (11)97441 4846
Me envie uma mensagem, faça parte da minha lista de transmissão e receba conteúdos no seu whatsapp.








Comentários