Desafio "A vida além do Amor": Comprometimento Pessoal e Autoconhecimento
- Giulianna Ruiz
- 14 de jul de 2020
- 3 min de leitura

Esse é o primeiro texto do desafio “A vida além do amor”, e o tema foi escolhido propositalmente, porque sem comprometimento pessoal e autoconhecimento, não há foco, nem objetivo, nem desenvolvimento. As coisas se perdem!
Se você não estiver comprometida com você mesma, qualquer distração que aparecer, será motivo para você continuar olhando pra fora, cuidando do que não é da sua responsabilidade e não te trará nenhum benefício.
O que é se comprometer consigo mesma? É se propor a olhar mais para você, se responsabilizar pela sua vida. É se colocar como a pessoa mais importante. Você só poderá se transformar, e criar uma vida com mais sentido pra você, se você se conhecer, se souber do que você gosta, o que quer, suas qualidades, características que precisa desenvolver, quais são as suas dores, suas limitações, pontos fortes... etc. Talvez você esteja aí pensando que você já se conhece, já sabe o que quer, que não tem mais pra onde ir, mas eu terei que te contar que esse processo é infinito. A gente sempre pode mais!
E o que o autoconhecimento tem a ver com isso? Você só poderá transformar a sua vida, e criar uma vida com mais sentido pra você, se você se conhecer, se souber do que você gosta, o que você quer, quais são as suas qualidades, as características que você precisa desenvolver, quais são as suas dores, as suas limitações, os seus pontos fortes...
Talvez você esteja aí pensando que você já se conhece, já sabe o que quer, que não tem mais pra onde ir, mas eu terei que te contar que esse processo é infinito. Enquanto você estiver viva, você terá mais coisas pra explorar e aproveitar dentro de você. Coisas que te ajudarão a se tornar a melhor versão de si mesma. A gente sempre pode mais!
Além disso, você só poderá se conhecer se você estiver comprometida consigo mesma, afinal, isso leva tempo, às vezes dói, muitas vezes é difícil e gera muitas mudanças em nossas vidas. Nem sempre são agradáveis, mas são necessárias, e é através delas que você criará uma vida com mais sentido pra você.
E como é que a gente passa por esse processo? Depois de se comprometer com você, as formas de autoconhecimento são diversas! Tanto a psicoterapia como o coaching, são processos que incluem o autoconhecimento, mas não são os únicos. Praticar esportes, ler, escrever, viajar, também são ótimas opções. A verdade é que, a partir do momento que você decide se conhecer, tudo vira motivo para que você passe a se observar e se compreender mais. É claro que um profissional vai te ajudar a se aprofundar mais ainda nesse processo, mas estar atenta a si, ao que você sente, deseja, almeja, teme, também te dará uma boa dose de autoconhecimento.
Sempre vale questionar se as suas escolhas são suas mesmo, ou se são de outras pessoas. Talvez você descubra que a sua insatisfação vem do desejo de ser aceita e reconhecida por alguém que talvez nem saiba o que quer da própria vida e coloca padrões pra você seguir o que ele quer... Talvez você acredite que o ponto principal da sua vida é o amor, porque alguém te fez acreditar nisso e por esse motivo, você deixou de explorar e ouvir o que você realmente quer. Pessoas importantes tem grande peso nas decisões das nossas vidas, mas elas não são donas da verdade absoluta. Talvez o que você busca, seja totalmente contrário ao que essas pessoas esperam de você. E está tudo bem! Inclusive se você tiver que decepcioná-las.
Agora é com você: me conta de que maneira você pratica o autoconhecimento na sua vida e por que você se sente comprometida consigo mesma? Se ainda não pratica, o que você se comprometerá a fazer, a partir de agora, que irá te aproximar mais de você mesma?
E se você quiser saber como eu posso te ajudar nessa jornada, me envia uma mensagem, vamos conversar!
Giulianna Ruiz
Psicologia e Coaching para mulheres
(11)97441 4846








Comentários